Amelia Tavella e Rudy Ricciotti venceram o concurso para projetar o Conservatório Henri Tomasi de Música, Dança e Artes Cênicas. Selecionados pela cidade de Ajaccio, os arquitetos propuseram um edifício integrado na encosta da Córsega.
Com entrega prevista para 2022, o edifício de aparência simples "oferece um refúgio de paz aos moradores locais". Como propulsor do desenvolvimento social no futuro distrito ecológico de Finosello, o edifício histórico também abrigará um auditório com 200 lugares e a Escola Municipal de Música. Pensado como uma peça central da região, o monumento cria "um penhasco íngreme de granito que lembra as antigas muralhas da ilha, enquanto é inserido harmoniosamente no meio ambiente".
Com uma obsessão compartilhada por beleza e estética, o trabalho colaborativo de Amelia Tavella e Rudy Ricciotti gerou um projeto que enfatiza a qualidade estética da paisagem circundante e resolve os desafios que esse tipo de topografia gera. Enterrado, para não obstruir a vista, o projeto é, no entanto, banhado por luz natural. Além disso, os arquitetos propuseram imortalizar uma das obras musicais de Henri Tomasi no brise soleil das fachadas de granito , misturando os diferentes aspectos do edifício e criando uma estrutura "onde a arquitetura encontra um trabalho multifacetado que está inextricavelmente ligado à Córsega". As fachadas que representam uma partitura musical “justapõem silêncio e som, escuridão e luz […] O ritmo, as pausas e os tons são transmitidos pelos vazios e pela dupla ondulação desses altos monólitos”.
Rudy Ricciotti, famoso arquiteto e engenheiro, recebeu o Grand Prix National d'Architecture da França em 2006 e a Médaille d'Or de l'Académie d'Architecture. Como pioneiro no uso do concreto, seus projetos mais renomados incluem oMusée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée em Marselha, o Museu Jean Cocteau em Menton e o Mémorial du Camps de Rivesaltes.
Amelia Tavella, nascida em Ajaccio, Córsega, foi nomeada em 2018 a “estrela em ascensão da arquitetura francesa” pelo ranking “Choiseul Ville de Demain” estando entre os 100 principais líderes jovens que moldam a cidade do futuro”. Sua assinatura arquitetônica, caracterizada pela sensualidade e amor por materiais nobres, evoca a memória dos lugares. Seus projetos incluem o Centro Administrativo e Cultural de Porticcio, a Escola Edmond Simeoni, o Centro Cultural de Lumio, o Centro de Mídias Pifano em Porto-Vecchio e o paisagismo urbano da Cidadela em Ajaccio.
- Projeto: A criação do Conservatório Henri Tomasi de Música, Dança e Artes Cênicas em Ajaccio (Córsega).
- Arquitetos: Rudy Ricciotti e Amelia Tavella
- Cenografia: Scénarchie
- Consultor de engenharia estrutural: Lamoureux & Ricciotti
- Consultor de engenharia de serviços e construção: Garcia Ingénierie
- Consultor de engenharia acústica: Thermibel
- Agrimensor de quantidade: Beaumeco
- Engenheiros de iluminação: LM5P
- Proprietário do projeto: Ville d’Ajaccio - Ametarra SPL
- Superfície: 3 200 m2
- Cronograma: Estudos e Projeto 2019-2020, Construção 2021, Entrega 2022